sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dia da Consciência Negra

Crédito: Biry

Os negros foram trazidos daÁfrica por volta de 1530. Durante mais de 350 anos, a maior parte do trabalho no Brasil foi realizada por essa mão-de-obra escrava. Além de sustentar a economia, eles ajudaram a enriquecer a nossa cultura. Hoje os afro-brasileiros representam quase metade da população e sua influência está presente na música, na dança, na língua, na culinária, no folclore...

Com tantas contribuições para a cultura do país, os negros passaram a valorizar mais a sua identidade. Para preservar essa história tão importante, há cerca de 30 anos se comemora no dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra. Nessa data, em 1695, ocorreu a morte de Zumbi, o maior líder dos quilombos de Palmares, que representou a mais forte comunidade de escravos fugidos nas Américas, com uma população de mais 30 mil pessoas. Nessas povoações, eles resistiam ao escravismo e lutavam pela liberdade. Palmares durou cerca de 140 anos.

Veja também:
  • Libertação dos escravos
    Clique em Você sabia... para descobrir mais sobre o papel do negro e sua influência cultural no país.

  • 2 comentários:

    Dri Viaro disse...

    Oi, passei pra conhecer seu blog, e desejar bom dia.
    bjsss

    aguardo sua visita :)

    bichos e mimos disse...

    Vc ama animais??Então temos algo em comum! Visite nosso blog:www.bichosmimos-teresina.blogspot.com, comente, faça sugestões. Mi-Aubraços!!

    CONTATO COM GEMADA:

    CONTATO COM GEMADA:
    Telefones: (27) 9614-0022